20
Sun, Aug

Combate ao Aedes atinge 1,2 milhões de residências

SLIDE DE NOTICIAS

O programa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus da Zica atingiu mais de 1,2 milhões de residências em São Luís. No mesmo período, foram realizadas 665 ações educativas, 17 mutirões e campanha de mobilização social, beneficiando todos os bairros da cidade.

Atuam no programa 441 pessoas envolvidas diretamente em ações que vão desde a visita de agentes de endemias que percorrem casas e outros imóveis, passando pela desinfecção de reservatórios e orientação às comunidades até o monitoramento de locais com potencial para abrigar o mosquito.
As ações de combate ao mosquito resultaram na contenção de focos, desinfecção de reservatórios e orientação às comunidades.


Foram realizados Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) com visita domiciliar e tratamento de focos em mais de 1,2 milhões de imóveis na capital. O método é determinado pelo Ministério da Saúde e dever ser seguido no planejamento de combate ao mosquito. Ainda na estatística somaram cinco ciclos com 20 inspeções e 10 tratamentos em pontos estratégicos, alcançando mais de 228 mil depósitos.


Residências, locais com reservatórios, ferros velhos, borracharias, sucatões, áreas de descarte irregular de lixo e terrenos baldios foram alguns dos pontos monitorados durante as ações das equipes de combate à Dengue. Seguindo diretriz do Ministério da Saúde, são promovidas atividades de rotinas com visita domiciliar, tratamento de focos, cloração da água, ações de educação e mobilização em saúde.


Entre as medidas preventivas executadas está também a manutenção de 326 pontos estratégicos (PEs) para recolhimento de pneus sem utilização. Os locais incluem borracharias e oficinas mecânicas da capital, escolhidos a partir de mapeamento feito pela Secretaria de Saúde (Semus) sobre os lugares com maior incidência de casos de dengue. Cerca de 300 pneus são coletados diariamente e, por mês, os números oscilam de 5 mil a 10 mil pneus.